quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vamos nos conectar a um Universo consciente?



Já há alguns séculos nos condicionaram a acreditar que somos máquinas materiais e que vivemos em um mundo onde nossa capacidade de escolha não tem lugar algum. Mesmo que gritemos nossa liberdade através do livre arbítrio, continuamos prisioneiros de pensamentos e sentimentos cristalizados que tiveram origem em antigos contextos e conceitos aprendidos no decorrera dos tempos. Descartes dizia: Penso, logo existo. No entanto a física moderna, em suas ultimas descobertas, nos traz a possibilidade de reflexão sobre muitos conceitos. Ela diz que nossas opções têm o poder de criar um nova realidade, uma nova vida quando fazemos uma escolha consciente. Digo consciente porque as escolhas que fazemos podem ser conscientes ou não. E é exatamente a possibilidade que temos de dar um salto para bem longe desse velho contexto que criamos que nos dá a liberdade de fazer essas escolhas. Dessa forma, a física quântica, ou a nova física, nos diz que a capacidade de optar, nos torna conscientes das experiências que escolhemos. Mas o que isso significa?
Durante toda nossa vida, a todo tempo durante nosso dia a dia, enfrentamos inúmeras possibilidades de escolha. Inúmeras alternativas se colocam à nossa frente e assim reconhecemos algo que faz parte de nós, nossa maneira de ser, pensar e sentir, nosso “eu”, nossa identidade. A maior dificuldade que encontramos é a duvida entre o que escolher ou não escolher. Exercitar o livre arbítrio e assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas, ou ficar nas mãos da vida e deixá-la seguir seu curso sem a interferência de nossa vontade?
Pensamos que a escolha é somente algo feito por nossa mente consciente, no entanto, e é aí que existe o maior perigo, é que fazemos escolhas também reagindo a estímulos inconscientes, ou seja, não fazemos escolhas somente quando temos consciência que as estamos fazendo, pois nosso inconsciente trabalha mesmo sem a permissão de nossa consciência. Mas o que é o inconsciente?
O inconsciente é aquilo para o qual existe consciência, mas não há percepção. A consciência é, na verdade, o fundamento do nosso ser. É onipresente, mesmo quando nos encontramos em estado inconsciente. Portanto, reflita: é o nosso “eu” consciente que continua inconsciente de quase tudo a maior parte do tempo. No entanto, nosso inconsciente não dorme nunca, está sempre consciente,. Pense no seguinte: recebemos milhões de informações diariamente, no entanto, a única parte em nós que se apercebe de todas essas informações é o nosso inconsciente. Nós percebemos as informações, mas não somos conscientes delas. Quanto mais conscientes nos tornarmos de nossos processos e percepções inconscientes, mais capacidade de escolhas teremos. Portanto, nesta nova era, que é a era da consciência, a máxima de Descartes é substituída por: Escolho, logo existo. O sujeito consciente e capaz de criar uma nova vida para si é aquele que faz suas escolhas conscientemente.
Reflita sobre essas palavras e decida-se adentrar definitivamente em uma nova era que já está com as portas abertas para quem compreendê-la. Expanda sua consciência, faça suas escolhas e construa uma nova vida para si mesmo.



Nenhum comentário:


About Me

Eunice Ferrari reside em São Paulo, é psicoterapeuta, astróloga, ocultista, consultora, coordenadora de cursos e praticante de ioga e meditação. Graduada em Comunicação e Artes, é especialista em Psicoterapias Corporais Neo Reichianas pelo Ágora (Núcleo de Estudos Neo Reichianos), Brasil/Alemanha, e pela Sobab (Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética), filiada ao International Institute of Bioenergetic Analysis, Nova York, de Alexander Lowen, É formada ainda em Terapia Sacro Craniana e em massagem e relaxamento na metodologia de Phetö Sandor. Terapeuta Somática em formação pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese e membro do International Institute for Biosynthesis of Zurich Switzerland. Também é colaboradora da editora Qualidade de Vida, criadora e locutora de CDS de meditação e poder mental. Para falar com Eunice Ferrari escreva para eunice.ferrari@terra.com.br