domingo, 30 de outubro de 2011

Impermanência

O budismo chama esse sentimento de sofrimento de mudança. Sabemos, por experiência, que tudo o que fica parado, apodrece, e que ausência de movimento é sinal de morte. Nosso corpo físico, quando morremos, paralisa e endurece pela falta de movimento e pulsação. A vida é caracterizada pelo movimento, portanto, a permanência das coisas é sinal de não vida. Pulsar é viver em constante movimento, em constante atividade. Vida é transformação constante, não existe maneira de mudar essa lei. De nada adianta querermos impor a perpetuação, a imutabilidade das coisas. Nada é permanente, tudo é passageiro. Enquanto não aceitarmos essa irrevogabilidade, não conseguiremos encontrar a felicidade. O apego às coisas, à rotina e às pessoas que passam por nós nos impede de abrir espaços para o novo. Muitas vezes, mesmo em meio à dor e insatisfação, gostaríamos de permanecer atrelados ao passado, mantendo as mesmas queixas e lamentações que impedem nosso crescimento e avanço. Quando algo começa a incomodar, a crise começa a se instalar. Nesse momento, o melhor que podemos fazer é um balanço consciente do que está errado, do que não funciona mais como antes, e, com coragem e determinação, promover consciente e objetivamente a própria mudança, antes que a vida, a Providência Divina, nosso inconsciente ou destino, se encarregue de fazer essa mudança por nós. Infelizmente, existem algumas pessoas que se recusam a mudar e preferem ficar atreladas ao passado, cultivando emoções muitas vezes sofridas ou ocasionadas por situações que, obsessivamente se recusam a deixar passar, ir embora. Devemos aprender com os budistas: Contemplar a transitoriedade, aceitar a inevitabilidade. Quando aceitamos essa realidade e ficamos atentos à inevitabilidade das mudanças, conseguimos relaxar, pois deixamos de lado o controle, entramos em sintonia com a energia da fé e da continuidade natural do fluxo vivo e pulsante deste Universo.

Precisamos reaprender o uso de nossa mente, ou seja, precisamos exercitá-la, assim como exercitamos nossos músculos.

Se colocarmos nosso olhar na direção das novas descobertas da física quântica, encontraremos alguns conceitos interessantes. O primeiro deles é que, a partir de muitas e muitas experiências, os físicos descobriram que em nosso processo mental nosso cérebro cria inúmeras possibilidades de acontecimentos. No entanto, é o olho do observador quem vai discriminar e colocar em movimento a energia da manifestação de um determinado acontecimento. No ato da observação, a consciência não só transforma a onda de possibilidade do objeto observado, como também a onda de possibilidade do cérebro. Ou seja, a observação consciente faz com que um determinado evento se manifeste, dentre inúmeros possíveis eventos. Esse focalizar faz com que a possibilidade se torne realidade. É preciso a interferência da consciência para reduzir inúmeras possibilidades a uma única realidade, o que é feito através do exercício da liberdade de escolha e da recuperação de nosso poder. A nova era é indiscutivelmente a era da consciência, que é a base da existência. O ceticismo e a baixa auto estima, por exemplo, que se unem naturalmente à falta de fé são impedidores da manifestação quântica. Eles bloqueiam o processo natural de manifestação, interferindo diretamente na intenção consciente do observador. A consciência deve ser plena, pois ela é tudo no processo de manifestação. Sem ela nada é manifestado.

Precisamos aprender, e isso fazemos através da consciência de nossos processos mais profundos, a nos libertar do ego inferior, ou seja, de pensamentos/sentimentos de menos valia, baixa auto estima e inferioridade. Todos somos merecedores de receber da vida o melhor que ela pode nos oferecer e isso depende muito de você!


About Me

Eunice Ferrari reside em São Paulo, é psicoterapeuta, astróloga, ocultista, consultora, coordenadora de cursos e praticante de ioga e meditação. Graduada em Comunicação e Artes, é especialista em Psicoterapias Corporais Neo Reichianas pelo Ágora (Núcleo de Estudos Neo Reichianos), Brasil/Alemanha, e pela Sobab (Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética), filiada ao International Institute of Bioenergetic Analysis, Nova York, de Alexander Lowen, É formada ainda em Terapia Sacro Craniana e em massagem e relaxamento na metodologia de Phetö Sandor. Terapeuta Somática em formação pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese e membro do International Institute for Biosynthesis of Zurich Switzerland. Também é colaboradora da editora Qualidade de Vida, criadora e locutora de CDS de meditação e poder mental. Para falar com Eunice Ferrari escreva para eunice.ferrari@terra.com.br