domingo, 21 de outubro de 2012

O caminho espiritual


O principal requisito para adquirir o autoconhecimento é um amor puro. Buscai o conhecimento por puro amor, e o autoconhecimento finalmente coroará o esforço.”
                                                        H. P. Blavatsky

Não existe nada mais compensador e prazeroso na vida do que estar atento e consciente aos nossos próprios processos internos, nossas próprias armadilhas inconscientes. Vivemos uma série de episódios diários, como protagonistas ou não, e muitas vezes não nos damos conta do que realmente estamos fazendo e principalmente de que forma estamos agindo ou reagindo a algumas situações, que querendo ou não, atravessam nosso caminho. Este mês aconteceram alguns fatos em minha vida, que parei para refletir muito profundamente e por isso, penso ser pertinente relatar algumas reações que são próprias de todos nós. Quando escolhemos o caminho espiritual como prioridade em nossas vidas, devemos saber que uma série de provações acontecerá para sermos testados em nossos limites, até para que os Mestres possam saber com total propriedade, até onde podem ou não contar conosco. Se estivermos preparados, reagiremos de uma forma, senão, reagiremos de outra. O mais importante em todo processo de vida, ou seja, em todo processo evolutivo, é que devemos estar atentos às nossas motivações inconscientes. Todos os que escolhem o caminho espiritual possuem a vontade de servir. Mas o que não devemos perder de vista é que cada um de nós tem uma função nesse servir, que é naturalmente criada a partir da forma e do funcionamento de nossa personalidade e escolha de nossa alma. Podemos funcionar nesse serviço sendo prestativos, buscadores, sábios, videntes, reflexivos, benfeitores, e muitas outras coisas. Como falei anteriormente, todos temos uma função relacionada à nossa forma de funcionamento e escolha. Quase sempre sabemos sobre essa função no que diz respeito à personalidade, no entanto, quando falamos em alma, nossa percepção muitas vezes se confunde.
Percebi que, quando o que sempre sonhamos está prestes a acontecer, muitos dos nossos sentimentos inconscientes afloram com grande força, e nos colocam facilmente em situações que pensávamos estar resolvidas. Processos infantis afloram como a sujeira emerge do ralo quando está entupido. Nesse momento, a única coisa que podemos fazer é enfrentar o odor incomodativo e a sujeira inevitável bem diante de nós. Os principais sentimentos que enfrentamos nesse nosso processo evolutivo, sem dúvida são os nossos medos. E sem medo de errar, eu afirmo que em toda busca e processo evolutivo, seja individual ou coletivo, existe a necessidade de nos depararmos com a nossa sombra, com aquilo que mais nos atemoriza, e certamente é do que mais nos atemoriza que mais fugimos. Não pense você meu caro leitor, que quando escolhemos esse caminho estamos livres e protegidos desses confrontos, muito pelo contrário. Nossa capacidade de suportar algumas situações é testada frequentemente, até o momento que nos tornamos fortes e algumas situações que anteriormente eram limites para nós, se tornam corriqueiras. Escolher a Senda da Compaixão, o serviço à humanidade, ou seja, o trabalho junto à Grande Fraternidade Branca é maravilhoso, mas devemos saber que as provações são constantes até que nos tornemos absolutamente úteis para esse serviço. Todos sofremos de medo agudo, uns mais, outros menos, mas inevitavelmente, em nossas provações durante a vida, devemos nos confrontar, estando nessa senda ou não, com nossos fantasmas, nossos demônios pessoais, nossa mais terrível sombra. E nesse momento, nossa coragem e capacidade de entrega são testadas. Ah! A entrega parece ser um dos maiores obstáculos existentes em nossas almas, porque ela nos remete ao teste, ao grande teste do desapego e de nossa fé!
Somos testados quase sempre com o que há de mais precioso em nossas vidas. E nesse processo de aprendizado real, do desapego e entrega, não podemos exercer nenhum controle para não gerar medo e ansiedade. O único controle que podemos exercer, é sobre a disseminação de nossos medos e angústias, esses sim devem ser controlados, dominados, subjugados e finalmente transformados. Como se faz isso? Não é tão difícil quando temos consciência do que deve ser apreendido. Devemos saber o que é, qual a origem e só nesse momento poderemos olhá-lo nos olhos e ter a certeza que ele não passa de uma forma pensamento criada por nós mesmos, que o nosso trabalho não pode nem deve ser o de destruí-la, mas sim de criar uma forma pensamento oposta àquela criada, e aprender, a partir da conscientização, o controle sobre a criação desses pequenos demônios que infestam nosso dia a dia de medos e incertezas. Criamos sim nossa própria realidade a partir de nossos pensamentos, que são responsáveis pela criação dessas formas pensamentos, que mais cedo ou mais tarde voltam para nos testar. Essa é mais uma passagem pelo umbral na senda espiritual, o enfrentamento com nossos demônios pessoais, criados a partir dos nossos sentimentos e pensamentos e se você escolheu esse caminho, saiba que ele não é feito apenas de flores. Pois até que as flores cresçam e  perfumem plenamente as nossas vidas, devemos semear a terra e colocar as mãos no adubo puro que nós mesmos criamos para nós. Devemos apenas aprender, nesse processo, a transformar o que há de mais negativo e assustador na grande possibilidade de florescimento.

Lua crescente de 22 de outubro


Nesta segunda feira, 22 de outubro, por volta das 0h30’, a Lua continua seu ciclo e entra na fase crescente no ultimo grau do signo de Capricórnio. Capricornianos do ultimo decanato sentirão com mais força essa influência lunar. O Sol na direção de Escorpião e Saturno e a Lua na direção de Aquário pode mudar as energias de um momento para o outro, literalmente de um minuto para o outro, envolvendo escorpianos e aquarianos nesse processo. A semana promete energias mais densas e uma tendência de todos à maior seriedade e comprometimento com tudo, relacionamentos, saúde, carreira e metas futuras em todos os setores. Esta será uma semana que as responsabilidades aumentarão para todos.
Arianos podem estar envolvidos em relacionamentos problemáticos e de repente perceberem claramente que devem deixá-los para trás e isso possivelmente será feito friamente. O mesmo pode acontecer com uma decisão voltada à sua carreira.
Taurinos sentirão mais fortemente as mudanças de energia, pois escorpião como regente de seus relacionamentos exige mudanças e maior seriedade nesse setor. Essa densidade será sentida claramente durante a madrugada de segunda feira. Algo pode ser concretizado nesse sentido.
Geminianos sentirão a mudança de foco do amor para o trabalho, que começa a exigir ainda mais responsabilidades e organização. Mantenha um olhar cuidadoso também para sua saúde, que pode estar mais frágil esta semana. um grande projeto de trabalho pode começar nos próximos dias.
Cancerianos sentirão a mudança de foco também, deixando para trás questões familiares e olhando com mais atenção para suas necessidades emocionais. Fique atento para elas durante toda semana, pois algo pode mudar interiormente provocando uma mudança em seu entorno.
Leoninos deixam para trás uma necessidade grande de movimento que acompanhou esse signo nos últimos tempos e começam a se voltar mais para dentro de si. Emoções do passado começam a ser deixadas para trás e uma percepção gradual de necessidade de enraizamento e estrutura começa a surgir.
Virginianos passam a olhar mais seriamente para o trabalho e as aquisições financeiras. A necessidade de um bom planejamento ficam mais evidentes e novos passos são dados na direção do cumprimento de suas metas. Preocupações com questões afetivas ficam para trás.
Librianos sentem claramente a mudança de energia através da proximidade e união do Sol com Saturno, e começam a olhar com mais seriedade para as questões que envolvem seus relacionamentos afetivos. Relacionamento com filhos também passam por uma semana de maior seriedade.
Escorpianos sentem que questões relacionadas à sua casa ou a um relacionamento familiar especifico ganham maior movimento e passam a ser olhados com mais seriedade. A vontade de mudar tudo se torna cada vez maior, especialmente em relação a sentimentos mais profundos.
Sagitarianos sentem um alivio na pressão vivida através de dificuldades financeiras que vem surgindo há algumas semanas e se voltam mais para assuntos que envolvem a comunicação. Um acordo de negócios ou a assinatura de um contrato pode acontecer esta semana.
Capricornianos podem sentir a pressão se voltar para questões relacionadas às finanças, que devem ser seriamente planejada. Um bom acordo de negócios pode começar a ser firmado ainda esta semana. tome cuidado apenas com novos investimentos.
Aquarianos sentirão mais claramente a rápida mudança de energia que sai de Capricórnio e entra em seu signo. Questões relacionadas à sua carreira podem ganhar uma grande importância durante toda semana. Um lugar de maior responsabilidade pode ser oferecido a você.
Piscianos podem sentir uma queda de energia durante a madrugada de segunda feira. Devem tomar cuidado redobrado com a saúde nos primeiros dois dias da semana. Uma mudança positiva relacionada a estudos superiores ou viagens pode acontecer.

Quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece


Se pudéssemos pintar um quadro de nosso processo evolutivo, como diz Annie Besant em seu livro “Do recinto externo ao Santuário interno”, poderíamos nos ver caminhando e subindo em torno de uma grande montanha, até atingir seu topo, onde se encontra um grande e magnífico templo, do qual emanam as mais puras energias Divinas.
Alcançar esse templo é a meta da peregrinação de toda humanidade e todos os que chegaram lá em cima e atingiram essa meta, ali permanecem para o auxilio àqueles que estão ainda subindo. Toda nossa raça caminha por essa trilha.
Vasta massa de seres humanos sobe vagarosamente, passo a passo e sua ascensão é tão lenta e dolorosa, que nos dá a desânimo só de olhar. Milhões e milhões de anos passarão até que a grande massa consiga atingir o topo da montanha.
Alguns começam a se perguntar:
Mas por que a maioria sobre tão devagar? Por que tanto tempo é desperdiçado?
Começam então a questionar por que essa distancia precisa ser tão grande e se não é possível encontrar um atalho para se chegar mais rápido ao objetivo, que é o templo. Alguns, imbuídos de determinação, vontade, sacrifício e esforço resolvem criar esse atalho.
Quando verdadeiramente tomam essa atitude começam a se destacar aos olhos daqueles que já estão lá em cima. Sabemos que o caminho mais rápido exige também mais esforço e que quando decidimos cumprir em menor tempo uma tarefa determinada, somos obrigados a um maior esforço para conseguir terminá-la em menor tempo.
Nesse momento queremos de toma forma responder a nós mesmos as seguintes questões: quem sou eu, de onde vim, para onde vou? Segundo os ensinamentos teosóficos nossa evolução leva em média, veja bem, em media, 777 vias, distribuídas da seguinte maneira: 700 vidas como seres humanos comuns pertencentes à grande massa da humanidade, 70 vidas trabalhando envolvidos em um ideal e as ultimas 7 vidas em trabalhos como servidor da humanidade, já unidos a seres mais evoluídos do que nós.
Aqueles que estão lá em cima, no templo, aqueles que possuem os olhos e o coração voltados para o auxilio da humanidade sabem o quanto sofremos, pois cada um deles já trilhou este difícil caminho.
O propósito desses seres é nos ajudar para que nosso brilho fique cada vez mais forte.
E o que Eles fazem quando percebem a ansiedade de um ser humano em chegar mais rápido ao topo?
Eles jogam uma corda para que você, ao invés de peregrino, se transforme em um alpinista. Mas você terá que cravar na rocha e subir através de seu próprio esforço. Mas a certeza que o Mestre segura a corda nos dá segurança na jornada.
O caminho é mais rápido, no entanto, muito mais severo, mais difícil, mais sofrido. E a qualquer mostra de egoísmo ou indiferença o Mestre solta a corda e você cai montanha abaixo caso esteja distraído.
Então, você terá um tempo para refletir sobre a sua queda, até que esteja consciente daquilo que o fez perder a ajuda através da corda, até que esteja pronto para segurar a corda novamente. E o Mestre joga a corda novamente, alias temos quantas chances precisarmos para o nosso crescimento e expansão.
Este caminho que depende do auxilio do Mestre e de uma determinação pessoal em alcançar o templo através de uma evolução mais rápida. Mas somente quando nos determinamos trilhar esse caminho evolutivo, que é conhecido como a Senda da do Discipulado ou Senda da Compaixão ou ainda a Senda do Bodhisattva, é que estamos prontos para receber a ajuda do Mestre. E a partir de então aprendemos que, definitivamente não estamos sós neste longo caminho em direção ao Templo. 

About Me

Eunice Ferrari reside em São Paulo, é psicoterapeuta, astróloga, ocultista, consultora, coordenadora de cursos e praticante de ioga e meditação. Graduada em Comunicação e Artes, é especialista em Psicoterapias Corporais Neo Reichianas pelo Ágora (Núcleo de Estudos Neo Reichianos), Brasil/Alemanha, e pela Sobab (Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética), filiada ao International Institute of Bioenergetic Analysis, Nova York, de Alexander Lowen, É formada ainda em Terapia Sacro Craniana e em massagem e relaxamento na metodologia de Phetö Sandor. Terapeuta Somática em formação pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese e membro do International Institute for Biosynthesis of Zurich Switzerland. Também é colaboradora da editora Qualidade de Vida, criadora e locutora de CDS de meditação e poder mental. Para falar com Eunice Ferrari escreva para eunice.ferrari@terra.com.br